Um grupo de artistas paulistanos, autodenominado Coletivo Pintores do Trilho, está revolucionando a paisagem urbana ao pintar murais gigantes em estações de metrô da linha verde. Com autorização da Companhia do Metropolitano, os muralistas utilizam técnicas de spray, pincel e colagem para retratar temas como a diversidade cultural, a fauna brasileira e a luta por moradia.
A iniciativa começou em abril de 2026, na Estação Vila Madalena, e já se espalhou para outras três estações. A artista principal, Janaína Souza, conhecida como Janja, afirma que a arte nos subterrâneos é uma forma de democratizar o acesso à cultura. A comunidade local participa ativamente, com oficinas abertas nos fins de semana, onde crianças e adultos aprendem técnicas de pintura e discutem os temas dos murais.
O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e de patrocínio de uma marca de tintas sustentáveis. A próxima meta é pintar a estação Sé, que recebe mais de 500 mil passageiros por dia, com um imenso mural colaborativo sobre a história da cidade. Para os artistas, cada estação é uma tela em branco pronta para contar uma nova história.
